A energia gerada por meio da geração solar fotovoltaica é suficiente para fazer frente à toda à demanda energética nos momentos de pico?

A energia gerada por meio da geração solar fotovoltaica possui a mesma qualidade da energia que consumo da distribuidora?
7 de maio de 2014

Essa também é uma preocupação comum às pessoas e empresários que querem economizar com a energia solar fotovoltaica, mas temem que esta energia seja insuficiente para manter seus equipamentos (domésticos ou empresarias) operantes, principalmente nos momentos de pico de demanda. Entretanto, no sistema On Grid (Conectado à Rede) esta preocupação desaparece, pois, como o próprio nome indica, este sistema é ligado à rede da distribuidora, que monitora constantemente a energia gerada versus a energia consumida, por meio de um sistema de compensação.

Assim, sempre que a geração for suficiente para suprir todo seu consumo energético, o excesso de energia gerado é transferido para a rede elétrica da distribuidora e convertido em créditos energéticos, que podem ser consumidos posteriormente ou mesmo transferidos a outra unidade consumidora, desde que seja do mesmo titular.

Já nos momentos em que o saldo for negativo, a diferença entre a energia gerada e a consumida será abatida dos créditos energéticos acumulados anteriormente. Mas, caso estes créditos sejam insuficientes para cobrir essa diferença, não se preocupe: o saldo faltante é fornecido pela distribuidora. Ou seja, você nunca fica na mão!

AUTOR: Sol de Minas

Atendimento via WhatsApp